Grupo de Folclore da Boa Nova lança Caderno N.º 2 do Núcleo Museológico de Arte Popular

O Grupo de Folclore e Etnográfico da Boa Nova irá apresentar no próximo sábado, dia 14 de janeiro, na Junta de Freguesia de São Gonçalo, pelas 10:30, o Caderno N.º 2, da coleção “O Trilho”, do Núcleo Museológico de " Arte Popular", intitulado “Luís da Paixão Fernandes (1915-1982), Edição da nossa coletividade.
Luís da Paixão Fernandes foi um dos maiores artesãos de obra em verga de vime da Região, tendo inventado várias dezenas de artefatos em miniatura (tendo inclusivamente a exclusividade de grande parte desses manufatos através de registos industriais), assim como a maiores construções de obras em verga de vimes até atualidade.
Como industrial desta arte, empregou mais de duas centenas de operários, nas oficinas de Santa Maria Maior, Caniçal e Curral das Freiras.
Co-fundador do Grupo Folclórico Cultural e Recreativo Boa Nova (actual Grupo de Folclore e Etnográfico da Boa Nova), foi também diretor artístico da associação até ao seu falecimento, tendo no seu vasto palmarés arrecadado os títulos de melhor grupo infantil a nível nacional e de melhor grupo adulto a nível regional, de danças tradicionais, no ano de 1967.
O lançamento deste caderno  acontece no dia do 35.º aniversário do seu falecimento e será apresentado na freguesia onde nasceu e será apresentado pelo o seu filho e autor Danilo José Fernandes.

subir
117 utilizadores votaram.
Vote para aumentar a visibilidade do artigo