McDonald's vende 80% do negócio na China

A McDonald's anunciou hoje ter chegado a um acordo para vender 80% do negócio na China continental e em Hong Kong a um grupo de investidores por cerca de 1,7 mil milhões de dólares (1,6 mil milhões de euros).
A cadeia mundial norte-americana de ‘fast food’ venderá, assim, os 80% do negócio que possui na China continental e em Hong Kong ao grupo financeiro estatal chinês Citic e ao fundo de investimento norte-americano Carlyle, os quais passarão a deter 52% e 28% do capital, respetivamente.
Em comunicado enviado à bolsa de Hong Kong pelo grupo Citic chinês, o ‘franchising’ do grupo McDonald's na China foi avaliado em 2,08 mil milhões de dólares.
No final da operação, a McDonald's vai manter o controlo de 20% do capital, através de uma das suas filiais.
A McDonald's China ficará sob o controlo do grupo chinês Citic, que avançou para a compra de 52% do capital através da sua filial Fast Food Holdings, enquanto a Carlyle passará a deter 28% e o grupo McDonald's, através da sua subsidiária Golden Arches Investments, controlará os restantes 20%.
A McDonald's, que tem cerca de 2.000 restaurantes na China continental e em Hong Kong, indicou em março passado que estava à procura de investidores para expandir o negócio a mais 1.500 restaurantes em novas pequenas cidades chinesas nos próximos cinco anos.

subir
97 utilizadores votaram.
Vote para aumentar a visibilidade do artigo