Duas centenas de empresas portuguesas de calçado promovem-se em 16 países este ano

Um número recorde de 200 empresas portuguesas de calçado participa este ano em ações promocionais em 16 países, apostando na consolidação das vendas para a Colômbia, Chile e Peru e preparação da entrada nos EUA, anunciou hoje a associação setorial.
Segundo a Associação Portuguesa dos Industriais do Calçado, Componentes, Artigos de Pele e Seus Sucedâneos (APICCAPS), o programa de mais de 60 ações promocionais arranca este mês com a participação de 70 empresas nacionais em 12 ações especializadas, a primeira das quais será a feira bianual Expo Riva, que decorre de sábado até dia 17 em Itália.
O plano promocional do setor do calçado para 2017 integra a “estratégia de internacionalização de longa duração” que a associação acredita estar no “crescimento contínuo” das exportações setoriais nos últimos anos, tendo 2016 sido “o sétimo ano consecutivo de crescimento das vendas de calçado português no exterior”.
E – destaca a APICCAPS – “se 2016 foi o ano que iniciou a aposta no mercado japonês, 2017 será simultaneamente um ano de consolidação estratégica (em mercados como a Colômbia, Chile e Peru, ao fim de três anos) e de preparação para a entrada em novos mercados (EUA em 2018)".
Uma estratégia que, nota, traduz “uma presença cada vez mais concertada em espaços extracomunitários”.
De acordo com dados da associação, desde o lançamento da campanha setorial ‘Portuguese Shoes' as exportações portuguesas de calçado já aumentaram mais de 55%, ascendendo agora a 1.900 milhões de euros.
Portugal exporta anualmente 98% da sua produção de calçado, o equivalente a 70 milhões de pares, para 152 países, nos cinco continentes.

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